domingo, 11 de setembro de 2011

"You know you’ve been in The Netherlands for too long when…"

Eu achei que eu ia atualizar o blog mais vezes depois que eu me instalasse, mas sempre tem alguma coisa (melhor) pra fazer e isso é um bom sinal! Além disso, eu ainda estou me instalando... e até Dezembro acho que vai ser assim. Quando eu me instalar de vez vai estar na hora de voltar. As vezes eu tenho umas ideias para colocar aqui no blog, mas eu fico achando que tenho que tirar foto (para ilustrar meus comentários e para vs verem as coisas por aqui), aí depois tenho que passar as fotos para o computador, para depois publicar... preguiiiiça... Mas ainda tenho esperança que a frequência vai melhorar. Hoje vai sem foto mesmo, só para "constar", principalmente depois das reclamações que eu recebi por falta de atualização!

Ontem eu completei meu primeiro mês aqui e por coincidência esbarrei nessa link na internet com 100 fatos que comprovam que você está na Holanda "for too long"... Me diverti lendo os 100 e já me reconheci nos itens abaixo:


1 - You have a bike: Sim eu tenho uma bicicleta! Comprei pela pechincha de 20 euros mas ela não tem freios (por enquanto). A menina me vendeu barato exatamente por isso, mas ela me falou que pra consertar seria 10 euros, o que não foi verdade.  Ela disse que era só trocar o cabo, mas fui a vários lugares que me mostraram que só trocar o cabo não resolveria :/ 
2 - You even know how to brake using retropedaling: A primeira bicicleta que eu andei por aqui (aquela que eu aluguei no albergue) tinha esse sistema de freios no pedal. A princípio é meio assustador, mas depois de 5 horas pedalando vc se acostuma.
4 - Eating 7 slides of bread for lunch doesn’t scare you anymore: Acho que eu ainda me assusto vendo as pessoas comendo tanto pão! Da última vez que eu fui comer um croquete na faculdade, as holandesas que estavam comigo se espantaram porque eu não estava comendo pão com o meu croquete!!! 
5 - By the way, you stopped eating warm lunch. You just eat bread: Eu estou começando a aderir ao pão na hora do almoço, por ser a melhor opção (os pratos quentes são ruins ou é muita fritura). Pra compensar eu não como pão no café da manhã. Só tomo iogurte (de soja), aveia, banana, e uvas passas - todo dia - e eu adoro!
6 - You know what a kroket is, and you learned to avoid the orange ones: Nunca comi os laranjas... nem vou comer. Já ouvi histórias questionando a qualidade dos croquetes em geral... tipo que eles colocam todo tipo de parte do boi ou de outros animais. melhor não pensar mto no assunto....
10 - You don’t cheat on the train, because controllers are EVERYWHERE: Outro dia eu me "arrisquei". Comprei a passagem de Rotterdam até o aeroporto de Amsterdam, quando na verdade eu ia até a estação de trem de Amsterdam (que me custaria alguns trocados a mais). O motivo da "pão durice" é que eu tava com as moedas certinhas para o trecho até o aeroporto e eu não queria trocar dinheiro. Checaram meu bilhete antes de chegar no aeroporto e me livrei! :)
18 - You still don’t know how to speak Dutch. But your English has improved
26 - You don’t even bother to ask “do you speak English?”, you just speak English right away: Sem dúvida. Isso desde o início! E algumas (raras) pessoas me respodem em holandês, mas eu continuo falando em inglês com elas.
36 - Sometimes, you only drink milk as lunch: leite não, mas já tomei iogurte. Não é tão estranho se o seu almoço é um pão.
40 - Spring means flowers blooming and construction sites opening up all over the place: Tudo bem que eu to no verão e não estava aqui na primavera, mas a quantidade de obras pela cidade é impressionante.
41 - Being tall gets a new meaning: Descobri que eu nem sou tão alta como eu imaginava ;)
43 - you have 4 seasons in one day:  Sol, chuva, ventos, raios e trovões... tudo isso no mesmo dia, não necessariamente nessa ordem. 
49 - You have the AH bonus card: desde o meu primeiro dia! Tem dois supermercados Albert Heijn (AH) perto da minha casa e eles estão espalhados por toda a cidade. O cartão de desconto é igual ao do Zona Sul, vem com a opção dos chaveirinhos e todo mundo tem!
51 - If your windows have curtains, you don’t use them, and just don’t care who might be looking at you: Essa história da janela é super curiosa. É muito interessante passar pelas ruas e ver as pessoas comendo, vendo televisão, lendo ou simplesmente a sala vazia, toda acesa, e bem decorada. Acho que eles tem orgulho de se mostrar. Não é a toa que o Big Brother surgiu na Holanda!
80 - You think it is okay to eat multicoloured sprinkels on bread for breakfast. Eu não tenho aqui em casa por motivos de dieta, mas já me acostumei com a ideia de comer granulado no pão. Nos supermercados eles tem várias opções de granulado, de vários tamanhos, sabores e cores. Os holandeses comem pão ou torrada com manteiga e granulado, geralmente de chocolate!
90 - You paid more for the lock of your bike than for the bike itselft: Mas isso é fácil se a sua bicicleta custou 20 euros ;) Meu cadeado custou 25!
92 - You know that the Netherlands doesn’t have a special dish. They just fry everything: Tudo mesmo! As opções são nuggets de vários formatos, croquetes de sabores variados, queijo empanado, e batata frita, claro! Batata frita tem em toda esquina e eles comem com maionese! Isso é o tipo de coisa que eu nem vou tentar me adaptar.

É isso... antes de eu voltar para o Brasil eu vou passar o olho nessa lista de novo e ver se minha "pontuação". melhorou!

Beijos e até a próxima!

4 comentários:

  1. Muito boa essa lista!! :) Isso é o mais legal de fazer intercâmbio. Conhecer uma cultura profundamente, coisa que o turimos não consegue proporcionar.

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahaha!!! Me diverti com a lista, migas! E a história do falar inglês direto, sem nem perguntar se a pessoa de fato fala inglês, era normal pra gente na Turquia tb! Só que alguns não falavam, e aí começava a confusão! Mas no final dá tudo certo!! :))
    Dezembro tá logo ali, hein!! Adapte-se logo!!!
    Muitos beijos e saudades!!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, quase 10 dias sem postar!!!! Assim as pessoas vão desistir do seu blog! :P

    ResponderExcluir
  4. ahahaha adorei a listinha! Tenho até hj o chaveirinho do AH que peguei qdo fomos pra Amsterdam!!
    Eu ia me fazer aí.. como pão o dia todo! ia voltar uma bolinha!!!

    ResponderExcluir